Hey all!
O
americano viaja muito e o avião é um dos principais meios de transporte nos
Estados Unidos, por isso, vou falar um pouco sobre os tão movimentados
aeroportos. Como esse assunto é um tanto extenso, vou tentar separar em várias
notas e colocá-las dentro da série Aeroporto.
Uma das
partes que acho mais incômodas ao viajar de avião, é a passagem pela segurança,
que também existe no Brasil mas é muito mais simples. Vou listar algumas dicas
que aprendi com um pouco de experiência:
Antes de entrar na fila da segurança
- Fique tranquilo, apesar de chato, os seguranças normalmente são muito cordiais e alguns até tentam descontrair - já tentaram falar português comigo, comentaram sobre minha camiseta, etc.
- Não leve líquidos com mais de 100ml (isso inclui água, desodorante aerossol, gel, etc.) em sua bagagem de mão pois é proibido e você corre o risco de ver seu produto sendo descartado. Como a regra só vale enquanto passar pela segurança, você pode comprar líquidos nas lojas nas áreas dos portões de embarque. Se quiser levar água no avião, você pode carregar uma garrafa vazia, atravessar a segurança e então enchê-la nos bebedouros espalhados pelas regiões de embarque;
- Se sua bagagem possuir cadeados, deixe-os destrancados pois agilizará o trabalho dos agentes se precisarem abri-la para inspecionar seus itens assim evitará atrasos desnecessários;
- Afrouxe seus calçados o máximo possível para que fiquem fáceis de serem removidos;
- Deixe seu documento de identificação e sua passagem num lugar de fácil acesso;
- Principalmente em casos de
viagens internacionais, tanto para chegar como para sair dos EUA, mantenha
seus celulares, laptops e tablets carregados. Essa é uma norma
atual, fiquei sabendo enquanto redigia esse texto: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2684723/Now-terror-checks-phones-laptops-spread-flights-Middle-East-Africa-BA-u-turns-says-WILL-able-fly-phones-not-charged.html
Na fila da segurança
| Tu é tu mesmo |
- O primeiro passo da segurança é apresentar sua passagem e sua identificação, mostre o passaporte se for turista ou ainda não tiver sua identificação americana. Costumo deixá-lo em um bolso vazio (depois disso, você pode guardar normalmente, pois não precisa apresentar no embarque);
- Após a apresentação do documento, você entra na fila das esteiras e raio-X, já comece a tirar as coisas do bolso e coloque nas bandejas (como é no Brasil), retire o laptop da bolsa e coloque-o numa bandeja vazia (é necessário seguir separadamente) e retire jaquetas e seus sapatos e os coloque em uma bandeja (pode ser a mesma dos itens dos bolsos);
- Você pode deixar sua carteira/óculos/relógio na bandeja ou levá-los com você ao raio-X mas você deve segurá-los. No raio-X, levante os braços como se estivesse sendo revistado e aguarde 2 segundos pelo scanner;
- Aguarde a segurança lhe liberar, irão observar um OK em um monitor e, se for necessário, farão uma inspeção manual.
Após o raio-X
| Mão na cabeça é cucaratchan! |
- Você pode pegar seus itens, alguns aeroportos têm bancos/cadeiras nas proximidades para você levar a bandeja e se organizar melhor, colocar seus calçados, etc.;
- Caso os agentes precisem inspecionar sua bagagem, irão lhe chamar para acompanhar e não coloque a mão, deixe que eles manuseiem (ou você vai levar uma bronca) - neste momento, o cadeado aberto irá facilitar as coisas;
- Se tudo estiver certo, você está livre para seguir aos portões de embarque.
E, como
não pode faltar, se você vai voar para qualquer cidade nos Estados Unidos: sempre tenha alguns Quarters!
Nenhum comentário:
Postar um comentário